segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cocaina

O que é a Cocaína?
A cocaína é um estimulante feito de um pó branco que é um extracto de folhas de um arbusto, chamado coca, o qual se encontra principalmente na América do Sul, Colômbia, Peru e Bolívia. Desde há mais de 5000 anos que os índios sul-americanos têm o hábito de mascar folhas de coca para diminuir a sensação de cansaço e para suprimir a fome; este costume também desempenha um importante papel social e religioso.
A cocaína começou a ser extraída das folhas de coca à cerca de 150 anos e inicialmente era usada na Europa pelos médicos, no tratamento das dores, ou seja, como uma panaceia.

Sensações provocadas pela Coca.
A cocaína provoca excitação psíquica, e o usuário tem a sensação de que é forte, poderoso, invulnerável, influente e importante, de que pode tudo. Depois de algum tempo de uso, começa a achar que está sendo perseguido e espionado. Há muitos efeitos colaterais nocivos da cocaína, entre eles a secura da boca, aumento da frequência de pulso, sudação e perda de apetite. Os utilizadores regulares começam a ficar com zumbidos nos ouvidos, diarreia, sensação de aperto no peito, exaustão e insónia. Os utilizadores a longo-prazo têm mais efeitos colaterais e, em vez de um high, o que conseguem ter é um sentimento de inquietação, irritabilidade, perda do desejo sexual e sensação de estar doente.

Danos causados pela coca.
A cocaína é um poderoso Psico-estimulante. Provoca insónia, excitação Psico motora constante, acentuada perda de autocrítica e agressividade. Quando injectada ou fumada, as consequências psicológicas são mais acentuadas. A cocaína é uma substância vasoconstritora e, frequentemente, causa problemas arteriais e venosos, como tromboses. O mais comum é a necrose de tecidos do septo nasal e do palato, devido à vaso-constrição local, formando uma cavidade única no nariz. Às vezes, nariz e boca formam uma só cavidade. A overdose provoca convulsões, coma e morte.

Derivado da Coca Crack.
Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro o usuário tem alucinações e paranóia

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Heroina

O que é a Heroína?
A heroína é uma droga do grupo dos opióides, também conhecidos como analgésicos narcóticos. Outros opióides como o ópio, a codeína e a morfina são substâncias naturalmente extraídas da papoula. A heroína é derivada da morfina e codeína. A heroína é uma substância depressora do Sistema Nervoso Central sendo capaz de alterar as sanações de prazer e dor. Na sua forma pura, é encontrada como um pó branco facilmente solúvel em água.

Como se consome?
A heroína pode ser injectada, inalada ou fumada. Uma injecção intravenoso provoca maior intensidade e início de euforia mais rápido (7 a 8 segundos), enquanto a injecção intra muscular causa a sensação mais lentamente (5 a 8 minutos). Quando a heroína é inalada ou fumada o pico do efeito é atingido em 10 a 15 minutos. Todas as formas de uso da heroína causam dependência e tolerância.

Quais os efeitos?
Usuários relatam uma sensação de intenso prazer, bem-estar e euforia após o uso da heroína, assim como diminuição de sensações como dor, fome, tosse e desejo sexual. A respiração, pressão arterial e freqüência cardíaca ficam aumentadas à medida que a dose aumenta, fazendo com que o usuário se sinta aquecido, pesado e sonolento.
Altas doses podem causar náuseas, vómitos e intenso prurido (coceira).

Quais os efeitos a longo prazo?
O dependente de heroína começa a ocupar cada vez mais seu tempo e energia na obtenção da droga, que se torna a coisa mais importante de sua vida. Além disso, uma pessoa que começa a usar heroína pode rapidamente desenvolver tolerância e precisa cada vez de maior quantidade da droga para obter o mesmo efeito.
Um dos principais prejuízos causados pela heroína é a dependência física e psicológica. A dependência física ocorre quando o corpo se adapta a presença da droga e dependência psicológica é caracterizada pela compulsão ("ter que usar") pela droga. Nestes dois casos, vai haver uso cada vez mais frequente e de quantidades cada vez maiores da droga. Quando o usuário interrompe o uso da heroína, desenvolvem-se sintomas de abstinência como: diarreia, náuseas, vómitos, cãimbras, dor muscular e óssea, lacrimejamento, perda de apetite, secreção nasal, bocejos, tremores, pânico, insónia, desânimo, movimentos involuntários de pernas, agitação e transpiração. A maioria desses sintomas começa entre 24 a 48 horas após o uso da última dose e diminuem após uma semana. No entanto, algumas pessoas permanecem com esses sintomas por vários meses.