sábado, 28 de maio de 2011

Cannabis


 Cannabis , popularmente maconha, marijuana, ganja ou suruma refere-se a um número de drogas psicoativas derivadas da planta Cannabis.
A forma herbácea da droga consiste de flores femininas maturas e nas folhas que sub tendem das plantas pistiladas (femininas). A forma resinosa, conhecida como haxixe, consiste fundamentalmente de tricomas glandulares coletados do mesmo material vegetal.
O principal composto químico psicoativo presente na Cannabis  é o Δ9-tetrahidrocanabinol (delta-9-tetrahidrocanabinol), comumente conhecido como THC, cuja concentração média é de até 8%, mas algumas variedades de maconha (cruzamentos entre a espécie Cannabis sativa e a Cannabis indica) comumente conhecidas como skunk  produzem recordes na marca de 33% de THC. Pelo menos 66 outros canabinóides estão presentes na Cannabis, como o canabidiol (CBD) e o canabinol (CBN), muitos dos quais causam iterações psicoativas.

Formas
Marijuana: Os termos maconha, liamba ou marijuana referem-se às folhas secas das plantas Cannabis e às flores das plantas femininas. Este é o modo mais amplo de consumir-se cannabis. Contém um teor de THC que pode variar de 3% até 22%; em contrapartida, a Cannabis utilizada para produzir linhagens industrais de cânhamo contém menos de 1% do THC.


Haxixe: O haxixe é uma resina concentrada, produzida a partir das plantas fêmeas da cannabis. O haxixe é mais forte do que a maconha, e pode ser fumado ou mastigado. Ele varia na cor, de preto ao dourado escuro. 









sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que é a Droga?

Droga é uma substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica as funções de um ser humano. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas no laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via rectal (supositório).


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma breve História da Droga



A droga foi usada ao longo de vários anos para fins 
muito diferentes: em cerimónias religiosas, em sessões de 
meditação e na medicina.     
A classificação das diferentes drogas como lícitas ou 
ilícitas tem variado muito ao longo dos séculos. As ilícitas 
são aquelas cuja comercialização é proibida, porque 
provocam dependência física e/ou psíquica. As drogas 
lícitas são legalmente produzidas e comercializadas mas, em 
excesso, também podem provocar dependência. 
Muitas das drogas agora proibidas, como o Ópio, o 
Ecstasy, a Cannabis e o LSD, tiveram, no passado, um 
importante papel em termos medicinais, quando usadas 
controladamente. 
Alguns dos termos utilizados no mundo da droga são os seguintes: dependência (quando 
uma pessoa precisa tanto de uma droga que já  não consegue viver sem  ela), toxicodependente 
(usado para descrever uma pessoa que consome drogas), traficante (pessoa que vende droga) …